Conheça as marcas mais seguras e com os melhores serviços
Desde que foi inventado na década de 70 nos Estados Unidos, o sistema de vendas digitais passou por alterações e aprimoramentos claros. O melhor cenário para e-commerce no Brasil chegou num momento de crise: a pandemia de covid-19.
Se antes comprar vestidos, bermudas, blusas e casacos pela internet parecia ser algo distante para grande parte dos brasileiros, em 2020 e 2021, o online tornou-se o principal — e, em alguns casos, o único — meio de consumo. Um relatório da Mastercard SpendingPulse, indicador de vendas no varejo, aponta que o e-commerce apresentou um aumento de 75% no ano passado.
Isso quer dizer que, claro, muito dinheiro circula pela internet, mas não só. Para os consumidores que estão do outro lado da tela, a vantagem de um mercado cada dia mais consolidado está em comprar as suas “brusinhas” com segurança e comodidade.
Trata-se de uma conveniência que, quanto mais usada, mais fácil fica: cartões salvos, por exemplo, dão para os clientes a vantagem de resolver uma necessidade (ou um impulso) em poucos cliques. Vale lembrar que problemas, como fraudes e mercadoria que não chegam, existem. A dica para evitar esse tipo de situação é manter-se em sites de marcas confiáveis.
Para te ajudar, preparamos uma lista com 7 lojas de moda que são sucesso no mundo digital. Confira:
Trata-se do maior grupo de e-commerces da América Latina, que ficou popular pela venda online de calçados. Graças ao enorme volume de vendas, o site oferece promoções atrativas que pipocam com frequência pelas telas de quem já acessou o site alguma vez. Além de sapatos, a marca conta com roupas para mulheres, homens e crianças. Algumas delas com etiquetas da Calvin Klein, Lez A Lez e Cantão.
Enquanto as lojas físicas da marca sofreram um baque com as restrições impostas pela pandemia, o e-commerce da C&A segue a todo vapor, com alta de 279% em relação a 2019. Moda feminina, masculina, infantil, esportiva e praia são algumas das seções da loja virtual, que tem frete grátis para compras a partir de R$ 119 nas capitais e de R$ 139 em cidades do interior. Um atrativo é a possibilidade de efetuar a compra pelo site e retirar o pedido na C&A mais próxima, o que pode ser feito até sem sair do carro, por um serviço de drive-thru. As trocas e devoluções das peças são efetuadas pelo site e também nos endereços da marca.
A marca já nasceu na internet, mas mantém pontos físicos para que os clientes consigam ver, tocar e experimentar as roupas que combinam um estilo moderninho e elegante. Focado em peças femininas, o e-commerce também conta com acessórios, sapatos e produtos de beleza a preços que ficam entre as fast fashion e lojas mais renomadas. Uma curiosidade? para oferecerem um serviço de qualidade com segurança no meio digital, a empresa conta com mais funcionários de TI (tecnologia da informação) do que estilistas na equipe.
Se você é do tipo que consome marcas de luxo, a Farfetch é o seu lugar. O e-commerce reúne boutiques independentes em um modelo baseado em comissão. Gucci, Fendi e Dolce & Gabbana são algumas das marcas das roupas oferecidas pelo site, que possui um serviço de entrega cujo tempo estimado é de 3 a 7 dias úteis. Os itens são enviados diretamente das lojas parceiras. Por isso, se sua encomenda contém itens de diferentes empresas, eles devem chegar ao endereço de destino separadamente.
Faz 11 anos que a loja, dona da Camicado e da Youcom, levou saias, vestidos, bermudas e demais peças para o mundo digital. Bem organizada, a página principal do site apresenta destaques como novas coleções e promoções para guiar os consumidores. Já quem deseja algo específico pode utilizar filtros de tamanho e cores. Em breve, a empresa pretende lançar um serviço de personalização que permitirá aos clientes alterarem os tons das roupas e escreverem frases. Outra vantagem é o serviço de entregas rápidas, que facilita a vida dos atrasadinhos. A depender do CEP, compras realizadas até ao meio-dia são entregues no dia útil seguinte.
O e-commerce que pertence ao grupo NS2, o mesmo da Netshoes, compete diretamente com a Dafiti. Ou seja: o foco está na revenda e nas promoções. Pensando nisso, a marca também oferece cupons de desconto que abatem ainda mais o valor gasto na compra. Diferentemente de outras empresas da lista, como a Renner e a Amaro, a Zattini não possui pontos físicos. Isso não impede, porém, que o site ofereça aos consumidores a opção de “compre e retire”. Quem prefere receber os produtos na portaria deve aguardar de 3 a 10 dias úteis pelo pedido.
O e-commerce se vende como uma curadoria de moda para homens e mulheres. Isso significa que a empresa aposta em tendências e produtos exclusivos reunidos num único espaço digital, que conta com marcas exclusivas. Lacoste, Hugo Boss e Animale são algumas delas. No time responsável pela escolha das peças há nomes de peso como a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato. Para dentro de São Paulo, a entrega é feita em 12 horas — prazo curto em comparação aos demais sites. As peças que não se adaptarem bem no corpo dos consumidores podem ser devolvidas sem complicação, de acordo com a Shop2gether.