Saucony: conheça a marca que conquistou os corredores

Pense em quatro marcas de tênis de corrida. Provavelmente a “Saucony” não passou pela sua cabeça. Isso porque, embora seja reconhecida como um dos principais nomes do setor internacional, voltou ao mercado brasileiro somente em 2020, numa parceria exclusiva com a Netshoes.

A Saucony foi fundada em 1898 em Kutztown, Pennsylvania, nos Estados Unidos. Nos anos 1960, porém, a fábrica foi comprada pelo imigrante russo Abraham Hyde, que era dono da Hyde Athletic Industries, conhecida por calçados tecnologicamente inovadores.

No final da década de 90, o tênis Saucony era o mais popular da Hyde e, por isso, o nome foi oficialmente substituído. Em 2005, a marca passou a pertencer à Stride Rite Corporation, que, por sua vez, foi adquirida pela rede internacional de calçados Payless ShoeSource em 2007.

Tecnologia e durabilidade

Como deu para notar, a empresa está há tempos no imaginário norte-americano. Não à toa fica no pódio das fabricantes de tênis de corrida mais vendidas em lojas especializadas do país. As concorrentes são as já conhecidas Nike, New Balance, Adidas, Asics e Mizuno.

Os modelos são categorizados de acordo com o tipo de corrida: curta, média e longa distância. Há ainda uma linha voltada para os terrenos acidentados, onde o sobe e desce é constante.

Assim como outras marcas, a norte-americana usa tecnologia para melhorar o produto. O amortecimento chamado Everun é três vezes mais durável e três vezes menos sensível à temperatura do que o EVA presente em outros sapatos de corrida. A atualização desse sistema, batizada de Power Run PB, promete ainda ser 28% mais leve.

Já os sistemas ISO e FormFit proporcionam uma adaptação do produto ao formato do pé do atleta. Na prática, isso dá ao corredor mais suporte e firmeza, o que, é claro, tende a melhorar a performance.

Outros atributos apontados por quem tem a marca como queridinha são a leveza, garantida pela borracha IBR+, e a durabilidade, cara principalmente para aqueles que fazem corridas longas ou de aventura.

Oferta caprichada

A Saucony estreou no Netshoes com 14 modelos. Hoje, o site exibe 57 opções, sem contar a variedade de cores — que é gigante.

Os preços vão de R$ 329 para um modelo sportwear a R$ 1.299, como é o caso do Endorphin Pro. Com placa de carbono, ele pesa 219 gramas e promove uma sensação responsiva em terrenos desnivelados.

Em meio a tantos modelos, é provável que algum se adapte ao que procura. Lembre-se de ler os comentários do site para ter, além das informações da marca, o relato de outros atletas.



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