A moda é cíclica. Você já deve ter ouvido falar disso. Ou mesmo ter visto a sua mãe numa fotografia usando uma bolsa que é tendência aos olhos de hoje, mas brega na década passada. Os acessórios e os modelos vão-e-vêm — se não forem esquecidos de vez. Em todos os casos, o poder das peças “extras” se mantém soberano: marca o look e é capaz de transformar completamente o visual.
Selecionamos acessórios que bombaram nas redes sociais e nas revistas de moda neste ano. Veja cinco opções para investir:
Scrunchie
Se nos anos 80 e 90 você tinha cabelos para prender, deve se lembrar dela: a xuxinha estilo fru-fru. Chamada de scrunchie, a peça ressurgiu na esteira da nostalgia que abraçou a moda nos últimos anos. A xuxinha virou aposta de grifes de luxo, como Versace, Celine, Fendi, Burberry, Valentino, Chanel e Louis Vuitton. Mas isso não significa que você precisará gastar demais no elástico de cabelo: outras marcas “gente como a gente” entraram na onda e lançaram as suas versões do acessório, que também pode fazer a vez de pulseira.
Boné
Ele pode ir além dos looks skatistas ou da função de proteger do sol. Fashionistas como a atriz Kaia Gerber e a “it girl” Hailey Bieber escolhem colocar o boné na cabeça quando estão com peças jeans ou mesmo de alfaiataria, como camisa e blazer. Os e-commerces apresentam opções estampadas e discretas, com destaque para os tons pastéis. Além de levar casualidade para o visual, o boné é uma mão na roda para os “bad hair days”, quando os cabelos não colaboram.
Cardigan de crochê
O TikTok tá bombando de gente e, portanto, de tendências. A do cardigan foi lançada pelo cantor Harry Styles. Assinada pelo estilista JW Anderson, a peça que usa a técnica de patchwork ganhou quase 40 milhões de visualizações na hashtag #HarryStylesCardigan. A versão igual a do astro esgotou na loja virtual, é claro. Mas rapidamente surgiram réplicas para comprar e tutoriais para fazer o casaco com as próprias mãos. Os modelos vão dos longos aos curtos, como o cropped. Já as cores contemplam o gosto da Geração Z: azul, rosa, verde e amarelo — mesmo para o inverno.
Óculos de sol tamanho G
Ganhar a atenção quando o concorrente em tempos de pandemia é uma máscara que cobre metade do rosto não é fácil. Felizmente, os óculos com designs avantajados dão uma briga boa. Embora pareçam exagerados, eles são capazes de levar diversão para qualquer look. Ariana Grande e Dua Lipa são dois nomes de peso que apostam na tendência. Os modelos vintage são os preferidos de quem quer ter ousadia sem abrir mão da elegância.
Miçanga
Encare a verdade: as pulseiras e os colares formados por inúmeras pecinhas coloridas estão de volta. Sucesso no fim dos anos 1190 e início de 2000, as miçangas protagonizaram até a despedida da Thais e da Viih Tube no BBB 21. Elas também marcam presença nas redes sociais de celebridades, como a cantora Duda Beat e as atrizes Flávia Alessandra e Giovanna Ewbank. A graça de usar esse acessório está em quebrar a sofisticação do look. Quem tem habilidade e olhar para moda ainda pode fazer da modinha um passatempo.