Conheça mais sobre a Shopee, a Shein e a Aliexpress

Muita gente torce o nariz para os sites de compras internacionais e questões políticas fazem com que marcas asiáticas sejam ainda mais descredibilizadas. Mas graças a nomes como Shopee, Shein e Aliexpress, que investem pesado em propagandas na TV e nas redes sociais, essa resistência está ficando para trás.

 Assim como deve ser feito com marcas nacionais, é essencial conferir se a URL do site é a correta e de que não se trata de um endereço fraudulento e verificar a reputação do vendedor, bem como as avaliações do produto, antes de efetuar a compra. 

Reunimos outras informações sobre cada um dos e-commerces listados para te deixar mais esperto e seguro na transação online. Confira.

Shein

O site chinês especializado em roupas oferece um baita acervo de peças, que abrange o público feminino e masculino, e de acessórios como bolsas, brincos e colares. Comparado com as fast-fashion brasileiras, a marca chama a atenção com preços mais em conta. 

O estoque de roupas fica nos Estados Unidos, em Dubai e na própria China. Por isso, embora o tempo previsto para a entrega  fique entre 35 e 50 dias, é possível que as mercadorias cheguem na sua portaria antes disso. Mas não dá para garantir. No próprio site há o aviso de que é possível acontecer o oposto: o tempo se estender além do esperado devido a causas como endereços inválidos e liberação na alfândega. E por falar nela, as taxas alfandegárias e os impostos que eventualmente possam recair sobre as encomendas são assumidas em 50% pela própria Shein — aí vimos vantagem, né?. 

De acordo com relatos de clientes, não importa o número de peças que comprar, os produtos vêm organizados separadamente, cada um em uma embalagem própria da loja. Como qualquer compra on-line, a dificuldade fica por conta do tamanho e da qualidade. A realidade nem sempre se equipara à expectativa de quem compra. Quem eventualmente optar pela devolução de peças consegue fazê-lo em até 30 dias a partir da data de recebimento. 

AliExpress

Ao contrário da Shein, o AliExpress é um marketplace que reúne diversos empreendedores a fim de vender suas mercadorias on-line, como num shopping center virtual. Entre as vantagens está o fato de encontrar preços “amigos” e uma variedade enooorme de produtos — por exemplo artigos de moda, beleza e casa.

Por conta disso a marca da China se consolidou pelo comércio de eletrônicos, setor que conta com novidades a cada dia. Recentemente, a empresa também abriu espaço para os varejistas brasileiros, que contribuem para a plataforma ao oferecer entregas mais rápidas. 

Apesar de grande parte dos itens ainda saírem da Ásia, os métodos de pagamento foram feitos pensando no público daqui. Então dá para pagar via boleto, em parcelas no cartão de crédito e até pelo Pix.

Igual a qualquer outro site que utiliza o mesmo sistema, no entanto, há as desvantagens. É importante que o consumidor faça uma breve pesquisa sobre a reputação da loja para não ser pego de surpresa. Comentários de outros clientes ajudam a tomar a decisão de clicar ou não no botão “comprar”. De todo modo, o AliExpress garante o reembolso do produto caso ele não chegue da data prevista ou venha trocado. Alguns varejistas também permitem que a compra seja devolvida por arrependimento em até 15 dias.

Shopee

A plataforma criada em Cingapura em 2015 já domina o setor de vendas on-line no Sudeste Asiático e em Taiwan, pequena nação insular localizada no leste da China. No Brasil, as operações começaram em 2019 com tudo. Enquanto os consumidores acharam no e-commerce descontos agressivos e frete grátis, lojistas encontraram um espaço para vender em larga escala sem precisar cumprir grandes exigências. 

Num esquema similar ao do Mercado Livre, os vendedores não pagam taxa para publicar os seus produtos e podem se inscrever com CNPJ ou mesmo CPF. Apesar de terem aberto as portas para os empreendedores brasileiros, o site tem como ponto forte o “crossborder”. Ou seja, a venda de itens importados.

Uma vantagem do serviço é a chamada Garantia Shopee. Trata-se de um recurso pelo qual a empresa retém o pagamento ao vendedor temporariamente para garantir que a transação seja concluída com sucesso. O comprador, por sua vez, fica incumbido de verificar e testar o item recebido antes de clicar em “Pedido Recebido”. Se o cliente não clicar nesse botão, ele tem até 7 dias após o recebimento do item para demonstrar arrependimento. Já em caso de defeitos de funcionamento apresentados até 30 dias após o recebimento, a Shopee realiza o retorno ou o reembolso do item, de acordo com cada caso.



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