Prática e versátil são as duas palavras que mais definem uma calça jeans. Ícone da moda, a peça está no guarda-roupa das mulheres básicas às extravagantes. Isso porque é fabricada por milhares de marcas numa série de modelos que, felizmente, vestem diferentes corpos e estilos.
Conheça 10 tipos de calça jeans, dos clássicos aos descolados, e entenda quais têm mais a sua cara.
- Reta
A calça jeans mais trivial e democrática é a reta, que ganha esse nome justamente pelo corte em linha reta do joelho aos pés. Para acompanhar o estilo tradicional, as lavagens costumam ser básicas. Quem quer deixar o look mais estiloso costuma dobrar a barra.
- Skinny
Bem conhecida, a modelagem ganhou os holofotes recentemente por figurar na lista de coisas “cringes” estabelecida pela geração Z. Ela é completamente justinha no corpo e por isso considerada sexy por alguns. Para equilibrar a silhueta, é recomendado combiná-la com blusas ou camisas mais soltas.
- Flare
Lembra-se das calças boca-de-sino dos anos 70? Pois a ideia é a mesma: o modelo aumenta de volume do joelho para baixo e, como é apertadinho no quadril e tem cintura alta, valoriza as curvas do corpo. Costuma ser uma boa escolha para os tipos físicos triângulo (quadril mais largo do que os ombros e a cintura) e oval (medida da cintura é maior que as dos ombros e quadris).
- Mom
Quer uma silhueta equilibrada e alongada? É isso que a calça de estilo vintage, que remonta os anos 1980 e 1990, propõem. A modelagem com cintura alta é mais reta e vai até o tornozelo, onde geralmente a peça se prende ao corpo pela presença de elástico. Tornou-se queridinha nos últimos anos por unir conforto e personalidade.
- Pantacourt
A calça, que também é conhecida como “bermudão”, não é curta, nem longa — é midi. Ou seja, o comprimento passa um pouquinho do joelho e o estilo soltinho cria movimento. A cintura alta compensa o “recorte” no corpo e evita com que a silhueta fique achatada demais. Geralmente, é usada junto de um top.
- Cropped
O modelo lembra uma calça reta com a barra dobrada até o tornozelo. Assemelha-se à pantacourt, mas tem linhas mais fechadas e é encontrado tanto com cintura alta quanto baixa. Quando usado junto com salto, cria um efeito de alongamento da silhueta, dando a ilusão de que a pessoa é mais alta.
- Pantalona
Confortável e elegante. É difícil dar essas duas características para a mesma peça de roupa, mas para a pantalona faz sentido. Ampla nas pernas, a calça deixa os membros livres para se movimentarem com facilidade. Tem cintura alta e se encaixa em looks casuais e formais, a depender dos complementos.
- Boyfriend
O nome resume a ideia do modelo, que é trazer a sensação de que a mulher pegou a calça do namorado emprestada. O corte é folgado na parte de cima e afina conforme se aproxima do pé, acompanhando as linhas do corpo sem apertar. É casual, larguinha e despojada, já que geralmente apresenta rasgos no comprimento.
- Wide Leg
Estilosa e confortável, ela fica entre a pantalona e a reta pelo corte amplo nas pernas combinado à cintura alta. Um diferencial está no comprimento. A wide geralmente cobre os sapatos (até os de salto) e encosta no chão, levando dramaticidade para o visual.
- Cenoura
A calça cenoura tem modelagem larga no quadril e fica mais justinha conforme desce até os tornozelos. Fez sucesso nos anos 1980 e agora está de volta às vitrines. Para dar mais estilo à peça, dobre a barra e monte um look com t-shirts, croppeds ou regatas.